segunda-feira, 11 de março de 2013

Projeto prevê medida para coibir a venda de monografias

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte deverá analisar Projeto de Lei (PLS 199/2012) que prevê medida para coibir a venda de trabalhos monográficos. O tema está na pauta da reunião que acontece amanhã (12/03) na CE.

A proposta estabelece que haja divulgação obrigatória de trabalhos acadêmicos de conclusão de curso superior, com o objetivo de evitar plágio, coibindo assim a venda das monografias. 

O autor da proposta, senador Blairo Maggi (PR-MT), afirma que atualmente vem existido displicência na divulgação dos trabalhos acadêmicos de conclusão dos cursos no país, o que alimenta “práticas abusivas e desonestas de compra de monografias e plágio”.

Segundo ele, a ampliação do acesso à internet facilitou tais práticas, o que gera dúvida quanto a lisura dos processos de avaliação final dos estudantes de graduação, assim, com a medida, o parlamentar quer conferir caráter público monografias, ou TCCs, e obrigar a divulgação dos textos, melhorando os processos de avaliação acadêmica e a qualidade da educação superior no país.

O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), relator da matéria, entende que a medida resultará em maior comprometimento dos alunos na elaboração desses textos, e em maior envolvimento dos orientadores, “os quais passam a ter seus nomes vinculados aos trabalhos finais publicados”.

Clique aqui e veja a proposta.

Fato Notório

Nenhum comentário:

Postar um comentário